Como dividir arquivos grandes ‘tar’ em vários arquivos de determinado tamanho

Você está preocupado em transferir ou fazer upload de arquivos grandes em uma rede, como sourceforge que aceita no máximo 5G, não se preocupe mais, porque você pode mover seus arquivos em bits para lidar com velocidades lentas da rede dividindo-os em blocos de um determinado tamanho. Neste guia de instruções, exploraremos brevemente a criação de arquivos compactados e os dividiremos em blocos de um tamanho selecionado. Usaremos o tar, um dos utilitários de arquivamento mais populares no Linux, e também aproveitaremos o utilitário split para nos ajudar a dividir nossos arquivos em pequenos pedaços.

Você está preocupado em transferir ou fazer upload de arquivos grandes em uma rede e não se preocupe mais, porque você pode mover seus arquivos em bits para lidar com velocidades lentas da rede dividindo-os em blocos de um determinado tamanho. Antes de avançarmos, tomemos nota de como esses utilitários podem ser usados, a sintaxe geral de um comando tar e split é a seguinte:

Opções do comando split:

split {opção} [Arquivo origem] [Arquivo destino]
  • -b num [BKMG] : coloca num Bytes, Kbytes, Mbytes ou Gbytes, em cada arquivo.
  • -l num: coloca num linhas em cada arquivo.

Exemplo:

$ tar -cJf arquivo.tar.xz diretório
$ split -b 4G videos.tar.xz videos.tar.xz.part

Veja o seguinte exemplo:

$ split -b 10M home.tar.bz2 "home.tar.bz2.part"
$ ls -lh home.tar.bz2.parta*

Para confirmar que o arquivo morto foi criado e também verificar seu tamanho, podemos usar o comando ls:

E se fosse para dividir por linhas? Como grandes arquivos de logs, text ou e outros items que são por linha? Simples!

Primeiro eu preciso saber quantas linhas o meu arquivo possui, depois eu vou determinar em quantas linhas vou dividir cada arquivo.

Digamos que eu tenho um arquivo com 10.000 linhas, e eu preciso dividir este arquivo imenso por alguma razão, então eu vou precisar executar o comando abaixo:

split -l 1000 arquivodividido.txt

Nota: Assim, terei 10 arquivos com 1000 linhas cada um.

Conclusão:

A ideia toda é simples, como ilustramos acima, você simplesmente precisa conhecer e entender como usar as várias opções de utilitários tar e split. Você pode consultar as páginas de entrada manual para aprender mais outras opções e executar algumas operações complexas ou pode seguir o artigo a seguir para aprender mais sobre o comando tar.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora