Linux – Dividir e juntar arquivos com o split e cat

Para separar um arquivo no Linux vamos usar o Split, como já mostrado em post anterior. Porém, nesse post será mostrado como juntar os arquivos, após separá-los. Caso ao contrário. Não será possível descomprimir o arquivo. A sintaxe do comando Split é muito simples confira:

split {opção} [Arquivo origem] [Arquivo destino]

Opções do comando split:

  • -b num [BKMG] : coloca num Bytes, Kbytes, Mbytes ou Gbytes, sem cada arquivo.
  • -l num: coloca num linhas em cada arquivo.

Digamos que você tenha um arquivo no tamanho de 2000MB e você precisa fazer upload em uma estrutura cujo o tamanho máximo de envio é de 500MB, pois bem, é nesta hora que o split entra em ação.

split -b 5O0M -d videos.tar.xz videos.tar.xz.part.

Nota: Serão gerados 4 arquivos cada um com o tamanho de 500M.
Exemplo: videos.tar.xz.part.aa videos.tar.xz.part.ab videos.tar.xz.part.ac videos.tar.xz.part.ad

Comando cat – Juntar arquivos no Linux

Agora que você já viu como dividir arquivos no usando o split, vamos fazer exatamente o contrário, juntar arquivos usando o cat, confira a sintaxe do comando.

Nota: Observe que estou usando o arquivos que foram divididos inicialmente, no exemplo anterior, agora vou fazer o contrário, vou juntar os arquivos, como foram 4 partes o resultado de minha divisão, usei eles normalmente. Ao final depois do sinal > informei ao comando que gostaria que o arquivo final, com todas as partes juntas, tivesse o nome de videos.tar.xz.

$ cat videos.tar.xz.part.aa videos.tar.xz.part.ab videos.tar.xz.part.ac videos.tar.xz.part.ad > videos.tar.xz

Somente com os arquivos juntados que será possível descompactar, assim:

$ tar -xf videos.tar.xz

Se você tentar descompactar os arquivos, sem antes uni-los, haverá falha na extração. Isto é, primeiro terá de unir os arquivos, como já demonstrado, para depois extrair.

Hoje, você viu como dividir e juntar arquivos no Linux com o split e o cat, esperamos que tenha gostado, em breve mais posts como esse, essencial para quem quer ser um administrador de sistema Linux e também para quem pretende tirar uma certificação LPI no futuro. Ou simplesmente ser um usuário foda, de sistema tão intuitivo.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora